segunda-feira, 2 de março de 2009

Libertinagem

Existiria a liberdade no mundo contemporâneo ou só seria uma utopia? Para a filosofia a liberdade é a autonomia de um sujeito racional. Schopenhauer acreditava que a ação humana não é, absolutamente, livre. Ele estava certo vivemos em um meio social. Viver em sociedade significa muitas das vezes repudiar a nossa liberdade, a sociedade é elitista e nos impoe e determina até onde vai a liberdade.
Com isso ficamos privados talvez intimidados e não fazemos muitas das coisas que as vezes nos fazem felizes. Senpre somos taxados por nossos atos as vezes “inadequados” a determinada situação porem se sou um sujeito racioanal e escolho simplismente não me adequar serei duramente criticado pelos meus atos, porque eu não devo ser diferente da massa devo simplismente seguir o manual que foi pre estabelecido quando nasci junto com a etiqueta com o meu codigo de barras que ganhei numa linha produção de uma industria distribuídas pelo planeta Global.
A liberdade contemporânea é traduzida pelas palavras de Satre “a liberdade humana revela-se na angústia” o homem contemporâneo vive angustiado na monotomia do século XXI transformou a morte por amor dos secúlos passados na nossa depressão de hoje. Somos seres sociais isto é um foto inquestionavel mais até onde vai a liberdade de cada um dentro de um determinado grupo social. Sabemos que não devemos fazer nada que vá contra a vida de alguem. Porém isso não me dá o direito de classificar as pessoas e querer que pensem e ajam como eu.
Tenho o direito de agir e pensar da forma que eu quiser, de expor minha opinião sempre como um sujeito racional é claro. Pitty em uma de sua letras diz “Ninguém merece/Ser só mais um bonitinho... Adulto ou criança/O importante é ser você”.
Finalizo aqui com uma dica de livro: “Admirável Mundo Novo (Brave New World na versão original em língua inglesa) é um livro escrito por Aldous Huxley no ano de 1932 e narra uma utopia futurista onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas.” (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)

Um comentário:

los surtados disse...

excelente texto,vi uma frase oj nao me recodo de quem,mas bem interessante falando sobre liberdade,dizia:"Para se ter liberdade é preciso ter responsabilidade",nao era bem essas palavras mais o sentido é esse,realmente achei correta a citaçao,pq para termos liberdade é preciso respeitar o espaço dos outros,como vc disse,ficar julgando os outros é uma forma de podar a liberdade deste de quem se fala e da sua propria,pq damos ai margem para sermos julgados tb,e isso é jogar este jogo por muitas vezes inclorioso e baixo,se é q se pode dizer assim rsrs,passe no blog Los surtados para tormamos um cafe e conversamos mais sobre isso,vo te linkar,ate mais.