segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Capoeira

Parei um pouco hoje para escrever sobre algo que eu adoro que é a capoeira. Ontem (03) foi comemorado o dia do Capoeirista dia esse mais que merecido. Estou ainda mais feliz pelo fato do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), considerar a Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil, um reconhecimento da cultura e de certa forma de um povo que ajudou a construir esse país.

A capoeira surge lá no século 18 praticada pelos escravos trazidos em navios negreiros da África vinham em condições precárias muitos morriam e eram tratados como mercadorias, comercio lucrativo ate então,

A Capoeira foi considerado crime até o fim da década de 1930. hoje estendida a cerca de 150 países.

Na prática, a elevação da capoeira a Patrimônio Cultural prevê também a inscrição dos Mestres de Capoeira no livro de saberes e da roda de Capoeira no livro das formas de expressão, a criação de um plano de previdência especial para os "velhos mestres”.

Atualmente, o capoeirista ele aprende a trabalhar a capoeira como jogo, luta, dança arte, exercício acrobáticos, resistência, de força, de criatividade e de flexibilidade, a capoeira proporciona benefícios sem igual.

Espero que o preconceito contra os capoeiristas diminua, ou melhor, acabe de vez, já era o tempo em que à capoeira era violência, e diga de passagem violência necessária para se defender dos feitores, capitão do mato...

Hoje capoeira é só felicidade, paz, alegria e não podemos deixar de citar Mestre Bimba e Pastinha que contribuíram significantemente a capoeira ser o que ela é hoje.

Muito Axé a todos e para quem não pratica capoeira que conheça e comece a praticar.

Por Pedro Junior

18 comentários:

rmelo disse...

po ainda bem mesmo que o Iphan considera ne!
afinal pelomenos alguma coisa de bom o país tem!

Gustavo Hermes Soares disse...

eu acho capoeira tao legal. mas eu sou tao atrofiado, tao desajeitado, qe sei la. haha

é bom se envolver com algo e gostar disso, neh?!

Lory disse...

ADORO³ capoeira..
fiz 6 meses quando era mais novinha,
só saí porque me mudei e o clube ficou muito longe da minha casa, mas adoraria voltar..
esses dias fiz um trabalho sobre a Bahia e comecei a gostar mais ainda !
Sinto muita saudade da minha época de 'capoeirista' ;)

beeijovoltoembreve :*

http://kisscallmelater.blospot.com

Renan e Rosa disse...

Tenho uma amiga que AMA a capoeira... Apesar dela ter o joelho todo ferrado, ela diz que ainda vai voltar a fazer!!!
Ja eu... mas qndo.. não dou para esse tipo de coisa!!!

Passa la http://rosarenan.blogspot.com/

Lory disse...

boa sorte pra você então neé..
skaopkspoakspokaspokaopskas
daá mesmo ! mas esse semestre, acho que é o que eu tava menos empolgada :/
mas é fase... qdo eu terminar, tenho certeza de que vou sentir saudades dessa época... ;)

você já sente saudades da escola ?

beeijomeliga :*

http://kisscallmelater.blospot.com

Danilo disse...

Também fiquei muito feliz com a notícia, antes tarde né? A Capoeira representa muito bem o Brasil e acho que ainda não tem o seu devido valor.

Lory disse...

nossa, assim espero..
hahaha você vai fazer o que ?
acho bem difícil eu passar...
mas acho que se eu acreditar eu já dei alguns passos a frente, então procuro sempre acreditar no que eu quero ! \o

beeijoboasorte :*

Lucas Moratelli disse...

Obrigado pela visita!
- Foste "favoritado" no meu blog!
Fico feliz por se identificar com o texto. :)

_
E a capoeira merece ser considerada patrimônio cultural! Ótimo saber!

Abraço!

Marcelo disse...

Sempre achei que capoeira é muito suave para ser luta e muito leve para forte para ser dança.
Eu acho lindo a coreografia dos caras... é um balé em forma de luta.. ou o contrário.

Luciana disse...

Olá!!!

Acho a capoeira fascinante! Não pratico, mas fico hipnotizada quando assito alguma apresentação. Atualmente, na cidade onde moro, não vejo, mas na cidade que morava antes, praticamente todo final de semana tinha um grupo que apresentava-se em uma das praças da cidade e, diga-se de passagem, era perfeito. A capoeira é realmente um patrimônio da nossa cultura.

Obrigado por visitar meu blog e seja sempre bem-vindo!

Parabéns pelo seu blog tb!

Abs

Anderson Cruz disse...

Ai,ai...
Bons tempos em que eu praticava capoeira qndo era muleke.
Muito bom mesmo o post,a capoeira merece.
Espero que esse preconceito idiota diminua.

Abraço.

rosangela disse...

eu tb acho o maximo capoeira.. mas tem que ter um flexibilidade incrivel..

a um bom tempo atrz eu vi em uma repostagem que em uma brigadeira o cara acabou matando o outro jogando capoeira.

abç..

Fernanda Santiago Valente disse...

Parabéns! Acho que a capoeira é uma arte que muitos deveriam participar. Tinha que ser inserida nas escolas, principalmente nas escolas, para ocupar a mente vazia dos jovens atuais.

um abraço a vc

Erich disse...

Sem dúvida é uma arte ... é belo ver, ouvir e sentir o prazer de quem pratica.

Bertonie JVinee disse...

Capoeira é bom demais.
Ainda bem que virou patrimonio cultural brasileiro. :)
Bom post.!.!.!.!.!.!.!.!
xD
abraços

O Sábio Niestévisky disse...

Não pratico, mas admiro e respeito muito a capoeira, tanto pela sua origem libertária, quanto pela beleza estética dos seus movimentos.

Vida longa à Capoeira!

Lucas Alves disse...

Nossa moço!

Bem merecida o destaque dado a capoeira!

Valeu pela visita lá no INSTIGARE

Será sempre bem vindooo

E já vou voltar aqui sempre!

Abraços
cuide-se
até

Alcione Torres disse...

Não é só porque sou baiana, mas acho a capoeira uma coisa linda! Quem nunca assistiu a uma apresentação, assista se tiver oportunidade. É de arrepiar! Muito mais bonito do que qualquer luta de judô, caratê e lá vai!
O maculelê também é lindíssimo, principalmente quando é feito com facões! É mais uma dança que uma luta. Meu marido é paulista e a primeira vez que viu uma apresentação de maculelê ficou arrepiado!
Parabéns pela postagem!

http://sarapateldecoruja.blogspot.com/