sábado, 26 de julho de 2008

De olhos fechados todos são iguais

Nos aspectos nacionais, estaduais e municipais é sempre uma "dádiva divina" a forma como são tratadas as denúncias de corrupção. E, ao analisarmos os candidatos para as eleições municipais que estão bem perto, chegamos à triste conclusão de que "neztepaíz", como um todo, a tão utópica reforma política vai ficar para a próxima.

Pois são tantos nomes repetidos, tal qual figurinhas de gibi que já não completam aqueles locais vazios, pois a cola está acabando - ou acabou?!
Pra ser sincero, ainda não tenho certeza, e a cada dia que passa, percebo que a sociedade está cada vez mais comprada, mais desiludida e mais... mais frágil. Vazia de sentido! Penso que é assim que a grande maioria se sente. Eu me sinto assim, mas tenho fé que este é apenas um estado passageiro.

Escuto por aí, pessoas dizendo que está ruim sim, mas não conseguiremos fazer com que as coisas melhorem, então, deixa pra lá! Deixar pra lá?!
Não, não mesmo! Não podemos nos dar ao luxo de 'deixar pra lá'. A situação está caótica, ausência de amor, de justiça e de esperança! Enquanto isso... Esses candidatos têm uma vida exemplar, límpida, alguns chegam a comparar-se a Deus!

É meus amigos, a situação é cada vez mais crítica. E assim, praticamente "do nada" veio-me à cabeça uma situação um tanto quanto corriqueira, que fará sentido, ao final deste texto.

Dias atrás, um programa de televisão, que detém de uma "imensa" audiência e não precisa "apelar" a "Baixarias" para continuar no ar, dedicou todo seu espaço à discussão de uma polêmica, dessas, pré-fabricadas: a homossexualidade de dois "Abnegados" do Exército Brasileiro que foram [des]cobertos. Esta situação, de certa forma, choca os padrões hipócritas da sociedade, pois eles estariam fora do estereótipo criado por essas convenções sociais, com o intuito de apontar quem é lésbica e quem é veado. A visão que nossa sociedade tem é que a lésbica é aquela mulher que se disfarça sob o traje de um homem, e o homem gay é aquele que se disfarça sob o traje, ou pelo menos, no que usa [e abusa] do comportamento feminino, e por vezes, sendo vulgar.

Olha, não tenho a pretensão de entrar no mérito das discussões sobre a sexualidade alheia, principalmente porque cada um sabe o que faz da sua vida. Mas fico me perguntando: Por que a gente, de uma forma geral, gosta mais das banalidades à informações? Será que este "gosto" – preferência - é uma consequência da 'falta de instrução' que a grande maioria dos brasileiros possui?

Em "teoria" a Justiça revela todo o logro dos nossos exemplares homens do poder, a mídia – narcisista - podia iniciar uma atitude a favor da moralização deste segmento, algo como mostrar os nomes e as fotos de cada um dos envolvidos em algum tipo de canalhice política, fazendo assim, com que a sociedade não esqueça desses meliantes, pois o povo tem memória curta, tão curta quanto o salário mínimo, que de tão mínimo, impede a sociedade de se tornar grande, ou não?! Seria interessante, no horário nobre, a foto de cada um desses "políticos exemplares". Sugiro algo como o do Ministério da Saúde: A Justiça Eleitoral alerta, fulano de tal é acusado [culpado] de tais crimes... Consultar sua consciência antes de votar. Ou quem sabe a criação de um programa de TV em que essas polêmicas sejam discutidas com a sociedade, um canal aberto onde todos tenham direitos iguais... Estas idéias são interessantes, mas existe um erro nas mesmas: a consciência do povo já está comprada?! A liberdade de Expressão existirá mesmo?!

Essas verdades quase absolutas me deixam revoltado. Às vezes penso no voto nulo, como uma forma de repúdio, mas essa é uma atitude reacionária para uns, antiética para outros e covardia para mim! O segredo da conquista é singelamente contemplar a fantasia, e é assim que eles agem, comprando os votos, agindo na fantasia das pessoas, iludindo-as. Os mais 'cultos' provavelmente votarão no “azarão” só de “raiva”, e assim, faremos valer a pena - ou quem sabe a galinha toda - o feriado de 3 de Outubro. Mas corremos o risco de eleger pessoas despreparadas, alimentando assim, toda essa merda que se tornou a política "neztepaíz".

Ser cego por um dia ajuda a enxergar melhor nossa alma, ser cego todos os dias ajuda a nos suicidarmos. Por isso, deixem o conformismo de lado, pois ele é o maior mal que assola o Brasil. Abra seus olhos, a situação está ruim sim, mas podemos mudar, basta apenas querer e lutar! Mas existe um ditado popular que diz: "Para o dia de São Nunca". Só espero que esse ditado não seja uma verdade absoluta para a nossa luta, se ela ficar pra depois... Nem quero pensar no que pode acontecer.

35 comentários:

Fabio disse...

""Ser cego por um dia ajuda a enxergar melhor nossa alma, ser cego todos os dias ajuda a nos suicidarmos. Por isso, deixem o conformismo de lado, pois ele é o maior mal que assola o Brasil.""

adorei esta frase.....muito bom o texto

Yago Auad disse...

legal :D

Visite:
http://brotherwhatisnew.blogspot.com/

bob.loco Ah ViDa Eh lOcA mAnO!!! disse...

uou texto grande
mas bem interessante
parabens
vc escreve super bem

abraços

http://blogaragem.blogspot.com

к.м.    disse...

Aiihn, a humanidade me decepciona... U__U'
às vezes eu não qria ser um humano... mas dai penso q ao invez de ficar me lementando de como a humanidade eh podre, eu posso tentar ser um dos melhores humanos do mundo(oq não é naaada dificil)...
Baaah... filosofia de espelho!
deixa pra lá!

ótimo texto!

http://omicronico.blogspot.com/
- Uma visita?!
Grata!

Sammyra Santana disse...

concordo com o fabio. esse trecho diz tudo!

odeio o conformismo e o preconceito! me tiram do sério!

Cinema disse...

legal cara,gostei do seu comentario,parabens.....

meu blog de cinema.
http://euadoro-cinema.blogspot.com/

ciberdek disse...

Cara, coisa bem de berço. Falta de cultura e ética em toda uma nação não é algo que acontece da noite pro dia. Levou anos pra chegar onde esta, e mesmo com o maior dos esforços vai levar anos para consertar.

Mas uma coisa é certa: Alguém esta lucrando com isso.

Stanley Marques disse...

Já escrevi algo semelhante no Antologia Racional. Não acredito que o brasileiro algum dia desenvolverá a qualidade de fiscalização dos políticos. Isso não faz parte de nossa natureza. Devemos lutar por leis que façam valer aquilo que nós defendemos. O voto certo é um passo.

passa lá
http://www.antologiaracional.com/

Thaís Abdala :) disse...

Muito bom texto (:
Depois passa lá no meu :D
Beijos '

brito_O disse...

yah yah yah... eh tristemente apavorador essa distimia maldita... a qual as pessoas se entregaram... e pior... nem temos dinheiro para ser uma nação prozac... então basta a acomodação enquanto essa depressão social não começar a matar.

tsc-tsc-tsc... urro contra todo tipo de falcatrua política... recebi essa semana 2 e-1/2 com fotos e nomes de candidatos envolvidos em processos judiciários... olhei bem todos... e repassei. por um brasil decente? vamos votar consciente... rsrs

enfim.
é isso. inté! ^^

Thaíssa Vasconcelos disse...

Concordo com você!
é lamentável a nossa passividade diante da situação. Nós que temos o poder na mão, o voto na mão, paratentar mudar alguma coisa.

O que aconteceria se ninguém obtivesse os votos necessários para serem eleitos?

Franco disse...

Gostei do visual do site . Muito clean e prende a nossa atenção .

Guilherme Freitas disse...

Realmente o nível da política do Brasil está muito baixo. Espero que estes recentes escândalos sirvam para que os políticos tomem vergonha na cara...

Cleidemar disse...

a corrupção no brasil a cada dia parece entrar na rotina e acostumação das pessoas...
poxa todos devemos nao so abrir os olhos..mas tbn abrir os braços e a boca..e denunciar e tbn lutar pelo fim desse mal..

visite:

http://blogdocleidemar.blogspot.com/

amandaedalete disse...

Somos todos iguais! De olhos fechados

Leonardo Dognani disse...

pessoalmente, acredito que deveria ocorrer "voto nulo" da maioria da população, forçando assim a não suficiencia de votos e obrigando uma nova eleição. dessa forma, o povo seria levado mais a sério.

a solução é simples: educação e ética. o resto é consequencia que vem disso.

o problema é: não gosto de ética e nem de moral.
eu funciono através da vontade e do que eu acho certo e errado, não importando leis ou conceitos sociais.

as pessoas deveriam ser mais conscienbtes em relação as próprias vontades e desejos, e saber enxergar soluções.
deveriam tb não ligar p vida alheia, de forma que haja respeito a qlqr tipo ou estilo de vida, seja de meios diferentes, opções diferentes ou de crenças diferentes.

minha sociedade ideal ainda é tribal, de uma forma de clã.
o resto acho extremamente doentio e vazio.

mas, é só a opinião de um Peregrino^^

Abraços.

Raphael disse...

Meu velho, muito bacana seu artigo. As eleições estão aí e muita coisa precisaria mudar para termos realmente um processo democrático funcionando...no momento temos algo próximo de funcional. Embora sejamos um país avançado nesse ponto (urnas eletrônicas), nossos políticos não são lá muito confiáveis. Millôr que tem razão, segundo ele a corrupção não existe apenas no Brasil, mas aqui é onde ela é mais gratificante.
Parabéns pelo blog,

Rapha - Papos de Boteco
www.paposdeboteco.com

R&S disse...

Realmente precisamos abrir mais os olhos e ir além, precisamos sair da passionalidade política e tomar atitudes para mudar o quadro deprimente que nos assola todos os dias. Parabéns pelo texto e pelo blog.

Victor Aguiar disse...

Pura sacanagem que fizeram com os carinhas lá do exército.
Se eles querem ser gay que sejam.
Forem com armas, cheio das tralhas para pegar eles.

LuccasGB® disse...

concordo com o Fabio, a frase do coment acima é muito boa...
Abrazz!
http://blogataverna.blogspot.com/

Criativo de Galochas disse...

Amigos,

Estou retomando as parcerias - troca de links. Caso estejam interessados, por favor acessem o Criativo e veja a política de parceria.

Aguardo contato.

Abraço,

Marcus, Criativo de Galochas
http://criativodegalochas.blogspot.com

Nick disse...

muito prazer compositor, parceria feita, se assim quiser! vc escreve demaais :D

beijo, nick

Rafael Tupiná disse...

""Ser cego por um dia ajuda a enxergar melhor nossa alma, ser cego todos os dias ajuda a nos suicidarmos. Por isso, deixem o conformismo de lado, pois ele é o maior mal que assola o Brasil.""

adorei esta frase.....muito bom o texto [2]


mt lgl mesmo parabens

- Lemon; disse...

Muito bem texto, bem escrito e bem letrado, apesar de mal formatado, se é que me permite a crítica. Mas está de parabéns por saber lidar tão bem com esses assuntos complicados dos quais a maioria dos brasileiros procura fugir.

Jana Cambuí disse...

Ah, essa questão do conformismo é a que mais me preocupa, dentre tantos outros problemas aqui no Brasil, por ser a que garante a perpetuação da "bagaceira" política e social. Poderia ficar horas (linhas e parágrafos) aqui discorrendo sobre isso, mas tenho a dizer somente que, realmente, se não descruzarmos os braços, se não fizermos nada, nem que seja um mínimo (velha história do atue local e pense global) não conseguiremos progredir muito não. O brasileiro tem que parar de pensar que quem faz o país são os governantes; quem faz o país somos nós e, se acordamos todos para isso, não vai ter corrupção que dê jeito desse país maravilhoso empacar.
Muito bom o texto.

Hugo disse...

Owwww
Cara.. na hora que vi o título lembrei do livro que eu to lendo ensaio sobre a cegueira.
Ele fala bem disso, da responsabilidade de ter olhos, quando todos o perderam...
Muito bom o texto
Parabéns
=D

www.blogdohugo.com

Camilla disse...

Puxa... Confesso que faziia muiito tempo que eu não entrava em um blog que me fizesse colocar a mão na consiênciia e pensar em que mundo estamos viivendo..

Estareii sempre aquii, lendo!
E muiito obriigado pelo "toque"!

Um abraço!

medo disse...

foda o blog
parabens!!

Bruna disse...

Muito bom seu blog.
Estou sem esperanças sobre o Brasil e até o mundo.É tanta violência, roubalheira, futilidade,ignorância.Dá vontade de desistir, mas isso só piora a situação!Conformismo, como vc msm disse, é um mal que assola o país.E atingie niveis mais graves qd pessoas se conformam com a desonestidade."Se todo mundo faz, por que não vou fazer?"
Continue com o blog,está muito bom!

Sentimentos Escondidos. disse...

O texto realmente é muito bom,você se expressa muito bem.
Beijos.

...Lady_ Lene... disse...

Ei...Obrigado por visitar meu blog e obrigado pelo comentário..Belas frases as suas!
É isso aew!
Bem elaborado esse teu blog tb!
Bjks c cuida!

Chris disse...

Ainda acredito que se fazer de cego não ajuda a resolver o problema, mas a não pensar nele e não ter que enfrentá-lo...

Sammyra Santana disse...

Aiii, quero aprender a enxergar pra dentro...

Quero que alguns políticos aprendam a enxergar pra fora! rs

Bjo

Marcelo disse...

O voto é uma ilusão necessária que me dá a sensação de que eu decido e determino os rumos de minha sociedade, mas na verdade, esconde por trás do meu voto consciente o voto de outros 100 miseráveis que trocaram seus votos por favores... e assim se elegem os canalhas. Valendo-se das necessidade imediatas dos miseráveis...
Isso chama-se sentimento de aporia.
Bem-vindo ao clube.

Lara Lírica disse...

Olá, muito bom o seu texto. O conformismo é um problema sério em nosso país. Precisamos "olhar" e "ver" com e em todos os sentidos, atuar de maneira crítica e consciente.

Um abraço!